terça-feira, 30 de março de 2010

"Mais realismo sereno, menos pessimismo desmotivador" (D. Jorge Ortiga)

     Partilho um extrato do artigo do Pe. Manuel Baptista, escrito na Voz de Esperança, relativo ao que o D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, comunicou aos presbiteros, no dia 19 de Julho de 2009, a quando da ordenação de sete novos presbiteros.

     « ... D. Jorge pediu aos novos sacerdotes para serem
"pastores com a consciência de que são enviados pelo Senhor para reunir e apascentar sem medo ou sobressaltos"
... D. Jorge Ortiga propôs aos sacerdotes um itinerário, apresentado em doze itens. Defende D. Jorge "mais Evangelho, acolhido e vivido e menos tradicionalismo e devocionismo".
"O Evangelho é ruptura e provoca uma adesão nova a coisas que animam a fé. Só o Evangelho conta".
     O cistão deve distinguir-se pela humanidade. Por isso, o Sr. Arcebispo prosseguiu afirmando querer "mais discípulos procuradores da verdade e menos dogmatismos rígidos" e "mais testemunhos autênticos e menos mestres conhecedores de toda a verdade".
     A propósito do respeito pelas diferenças, o prelado pediu "mais acolhimento e menos condenação", pois é "fácil condenar o diferente quando se impõe uma capacidade de acolher quem pensa diferente".
                                                              ...
os sacerdotes no seu compromisso de fidelidade ao Evangelho, devem ter "maior opção pelos pobres, menos compromissos com interesses", pois "só uma verdadeira civilização do amor se justifica".

Sem comentários: