quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"Todos choram, só ela não tem lágrimas. Todos se admiram de que tão generosamente entregue a sua vida quem ainda não começara a gozar, como se já a tivesse vivido plenamente." Do tratado de Santo Ambrósio, bispo, sobre as virgens.



Quantas lágrimas escorrem pelos rostos ressequidos pelo cansaço, empalidecidos pela incompreensão, famintos de amor e de justiça? Quantas lágrimas ficam prisioneiras pelo silêncio? Quantas dores e tristezas descem pelas faces desejosas de carinho? Quantos peitos inalam o odor a morte e a ódio só porque são rejeitados e a vida que recebem é morta e odioso o amor? Quantos olhos se fecham, quantas bocas se calam, quantos corações param de bater só por interesse e por falta de uma mão que se lhe estenda e que encoraje a caminhar?
Santa Inês, na sua tenra idade, deu-nos uma grande lição de vida e de fé, pois, ao contrário do egoísmo humano, soube acolher com amor a Jesus, os sacrifícios a que a submeteram, não se deixando vencer pelo medo ou pela cobardia de negara sua fé. Santa Inês foi perseverante até ao último momento da sua vida, sofrendo os martírios por amor a Jesus, com apenas doze anos.
Quantos de nós, que nos dizemos cristãos, seriamos fortes como Inês para nos entregarmos ao martírio por amor a Cristo? Quantos não negariam a fé que dizem ter para rejeitarem o martírio?

Pois bem, ser cristão não é um ritual que até se acha engraçado e parece bem, ser cristão é uma vida de compromisso e de amor a Cristo. Muitas vezes ouve-se dizer: “ Sou Cristão não praticante…”, que barbaridade, que insensatos. Haverá, porventura, algum cristão que ao seja sem que ponha Cristo na sua vida e a sua vida em Cristo, sem que o Evangelho guie os seus actos e os seus pensamentos, sem que o amor que Cristo nos legou seja posto em prática para com aqueles que nos rodeiam. Que adianta ao homem chamar-se cristão se o não é de verdade? Que adianta ao homem ter títulos se não tem vida?
A verdade do cristianismo e a vida dos cristãos resume-se numa palavra, Amar. Amar a Deus e Amar os irmãos, só assim um cristão o é de verdade. E só assim é que o cristão está preparado para testemunhar verdadeiramente Cristo e até sofrer o martírio por seu amor.

Sem comentários: