quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Respeito...

O ser humano é um ser essencialmente social, na medida em que não consegue viver isolado do mundo, precisa de sociabilizar para viver. Para tal, tem de assimilar um conjunto de normas, atitudes e valores, que o ajudem a inserir-se numa sociedade livre e tão diversificada. Mas será esta sociedade verdadeiramente livre? Não estará a sociedade aprisionada na sua cultura, desrespeitando a sua diversidade?
Pois bem, não existe verdadeira liberdade se não houver respeito e o respeito é uma das atitudes que temos que adquirir para que possamos viver em sociedade. Respeito pela diferença de hábitos, costumes ou tradições, de cores, condições sociais ou idades, mas tudo começa pelo respeito por nós mesmos, pois se nós não nos respeitamos a nós próprios, não podemos respeitar o nosso próximo e muito menos as suas diferenças.
O respeito é um dos pilares da sociedade, que durante muito tempo esteve danificado e que assim permanece ainda hoje, pois dizemo-nos “respeitadores”, mas o racismo ainda existe, a dignidade humana continua a ser violada, fechamo-nos em nós mesmos e não nos abrimos às outras religiões, à diferença. Será isto respeito? È claro que não. Respeitar é lutar contra o racismo e as formas de descriminação, é combater as violações à dignidade humana. O respeito não é um combate com a diferença, pelo contrário, é aceitar a diferença é com ela fazer caminho rumo à convivência harmoniosa, mas não nos esqueçamos que, antes de partimos para o respeito social e cultural, temos de cultivar bem o respeito pessoal, o respeito pela nossa vida.

Sem comentários: